Tecnomagia

Por Amanda Sprocati

Você já deve ter ouvido falar na Pixar, não é? Aposto que você acredita que ela faz parte da Disney. Pois é! Fico contente em afirmar que você acertou. A Pixar é uma companhia cinematográfica estadunidense de filmes gerados por computador, e sim, é muito conhecida pela parceria com a Disney. É, pode suspirar de alívio, porque você não enlouqueceu! Associar o nome das duas empresas é muito comum, uma vez que a Pixar pertence à Disney, e as companhias formam uma parceria muito bem-sucedida, diga-se de passagem.

O apreciador de filmes, Bruno Achetta, diz que gosta bastante das animações da empresa, por serem divertidas e muito bem-feitas. E que na realidade não se recorda de nenhuma que o desagradou. Ele fala também que os desenhos animados clássicos continuam com força no mercado cinematográfico, pois há espaço para todos os tipos. E ele gosta de todos. O estudante de Produção Multimída, Iglesson Ribeiro Silva, gosta da companhia e afirma não acreditar que o estilo de filme da Pixar seja o futuro da animação, porque os desenhos animados em 2D ainda vem roubando os holofotes no mundo cinematográfico. Mas é de se admirar o aperfeiçoamento da técnica que a empresa aprimorou.

Empresa essa que é a desenvolvedora do software de renderização modelo da indústria, o RenderMan, usado para produção de imagens de realismo fotográfico de alta qualidade e é especializada em alta tecnologia de computação gráfica. Além de já ser considerada um dos maiores estúdios de animação da história do cinema global. A subsidiária da Disney continua fazendo suas animações todos os anos, e mesmo não sendo tão aclamada como já foi um dia, todas as produções da companhia estão entre os cinquenta filmes de animação de maior bilheteria de todos os tempos. A sua primeira animação longa-metragem foi lançada em 1995, e após a estreia foram feitos mais dezoito filmes, todos produzidos pela Pixar até outubro de 2018, e distribuídos pela Disney. O Iglesson diz ter sido um passo importante para a animação, pois o estúdio lapidou e fez uso da técnica animação em 3D, que era novidade na época, e criou um filme que marcou a história da companhia. Já o professor Efrem Pedroza, diz que a Pixar influencia as demais produtoras e suas respectivas produções, com toda certeza. Ele acredita que as animações clássicas não perdem sua força ou essência por conta da tecnologia da computação gráfica. Na verdade, a tecnologia ajuda a compor um visual mais atraente, mas o que realmente vale é como se conta uma história. Para Efrem, contar boas histórias é o que faz de uma animação, clássica ou contemporânea, um marco no cinema. E acredita que existia um mundo antes da Pixar e passou a existir outro depois dela. E isso é mágico.

Falando em magia, acredito que você já assistiu pelo menos um dos filmes da companhia, pois a maioria deles encantou a infância de muita gente. Bruno afirma que das animações da Pixar já lançadas, as suas prediletas são (Spoiler Alert): Toy Story, Wall-E e Procurando Nemo. Já Efrem acha que todas as animações da Pixar são de uma qualidade narrativa e essência excepcionais e que isso se deve a uma equipe de roteiristas com talento para escrever sobre sentimentos e pessoas representados por personagens extremamente carismáticos. Ele não fica para trás ao falar os títulos da empresa que mais admira: Os Incríveis, Up – Altas Aventuras, Ratatouille, Toy Story, Valente, Monstros S. A., Wall-E e Divertida Mente. Só isso. Brincadeiras à parte, ele diz que estas são definitivamente as melhores animações da Pixar em sua opinião, e que são as que mais o tocam. E ele não para por aí. Efrem admite gostar de assistir todas as animações repetidas vezes, e que falar que não gosta de alguma delas é algo muito forte. Ele prefere dizer que a animação que menos assiste é a chamada Carros. E o Iglesson fala que gosta de todos os títulos lançados, mas gosta mais de um em particular, o Toy Story.

E já que estamos citando nomes, segue abaixo uma lista de cinco animações mais famosas da companhia e algumas curiosidades sobre elas:

1 – Toy Story

Toy Story
Imagem do site Collider

Este não podia ficar fora da lista, sendo o primeiro longa-metragem da Pixar em parceria com a Disney, lançado no dia 22 de novembro de 1995, é considerado, por alguns, o primeiro filme da história do cinema totalmente feito por computação gráfica. Por outros, este título é dado à produção brasileira Cassiopéia.

2 – Monstros S. A.

Monstros S. A.
Imagem do site Uau Posters

Uma animação de comédia, foi lançado em 02 de novembro de 2001, com o orçamento de cento e quinze milhões de dólares e rendeu duzentos e cinquenta e cinco milhões, oitocentos e setenta e três mil e duzentos e cinquenta dólares no país de origem, Estados Unidos, e quinhentos e vinte e cinco milhões, trezentos e sessenta e seis mil e quinhentos e noventa e sete dólares globalmente.

3 – Procurando Nemo

Procurando Nemo
Imagem do site Papel Arroz Kantinho do Bolo

O quinto filme produzido pela parceria, lançado em 30 de maio de 2003, ficou sendo pesquisado para a produção por seis anos. E o produto rendeu a indicação aos prêmios de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro, Melhor Edição de Som e venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação.

4 – Carros

Carros
Imagem do site Legião dos Heróis

A animação lançada em 09 de junho de 2006, foi um sucesso de bilheterias rendendo um pouco mais de sessenta milhões de dólares no seu final de semana de estreia nos Estados Unidos. E teve como dubladores os atores Owen Wilson, Paul Newman e Bonnie Hunt nas vozes originais.

5 – Valente

Valente
Imagem do site Ace Show Biz

O primeiro conto de fada (filme de princesa) da Pixar e primeira animação da empresa a ser protagonizado por uma mulher, foi lançado em 22 de junho de 2012, e é a décima terceira animação do estúdio. Eles incluíram uma homenagem especial ao co-fundador da Pixar, Steve Jobs, que morreu em 2011, nos créditos finais do filme.

E se você é o tipo de pessoa que gosta de saber o que os críticos de cinema acham sobre as produções, segue a imagem abaixo com a nota dos respectivos filmes:

Críticas

E aí, qual dos filmes da Pixar com a Disney você mais gosta? Me conte aqui embaixo nos comentários. E se tiver algum que não gosta, comenta também, para sanar a minha curiosidade. Até a próxima!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s